A queda de cabelo pode ocorrer após a cirurgia, mas não é inerente à cirurgia plástica. Quer entender por que isso acontece? A anestesia causará queda de cabelo? Ou existe outra razão? Primeiro, você precisa entender como funciona o crescimento do cabelo. Quais fatores podem interferir no processo. Então, vamos analisar o impacto da cirurgia no corpo, o que leva a efeitos colaterais como a queda de cabelo. Por isso, encerramos com as técnicas de prevenção da queda de cabelo, permitindo que você se mantenha saudável, nutritivo e forte.
Fases de crescimento do cabelo
Você pode não perceber, mas seu cabelo não continuará a crescer. Na sua cabeça, há cabelos em diferentes estágios de crescimento e alguns estão caindo.
Proporcionalmente, para se ter uma ideia, 90% dos cabelos estão crescendo ativamente e 10% estão em repouso ou caindo.
Este é o processo natural de crescimento e queda do cabelo.
Porém, existem alguns fatores que podem interromper a evolução e acelerar a queda de cabelo. Uma é a perda de cabelo telógena, que faz com que o cabelo caia antes de crescer.
Existem duas razões principais para a queda de cabelo telógena:
Trauma ou choque: pode ser causado pela reação do corpo a agressões, cortes ou acidentes. O trauma faz com que o cabelo caia alguns meses depois de ocorrer;
Distúrbios de saúde: doenças, condições de estresse crônico e uso de certos medicamentos.
A cirurgia envolve ambas as condições.
Incisões e suturas e o uso de drogas causam traumas no corpo. Também tem anestesia, vai causar queda de cabelo?
Por que pode haver queda de cabelo após uma anestesia?
O estresse é a principal razão para estimular a perda de cabelo durante o telógeno.
Ao serem submetidos à cirurgia, os pacientes naturalmente apresentam ansiedade, preocupações e consequências físicas e mentais. Mesmo na operação mais simples, a anestesia local é usada até que uma grande intervenção seja realizada, e o estresse psicológico pode ser uma das causas da queda de cabelo.
Porém, devido às reações endócrinas e metabólicas do trauma causado pela cirurgia, também existem as pressões cirúrgicas. Isso é inerente a qualquer cirurgia.
A anestesia tem o efeito de suprimir ao máximo essa pressão, mas é difícil eliminá-la em 100%. Portanto, a queda de cabelo associada à cirurgia é causada por estresse psicológico e / ou cirúrgico. A anestesia não causa queda de cabelo!
O que fazer para evitar
Faça uma avaliação
Antes do procedimento cirúrgico, verifique como está a saúde do seu cabelo. Faça exames que verifiquem os níveis de vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Os cabelos precisam de nutrientes como qualquer outra parte do corpo.
Controle o estresse!
Busque atividades que auxiliem no prazer e relaxamento. Atividade física e até mesmo meditação podem ser benéficas nesse sentido. A consulta de avaliação pré anestésica tem como objetivo reduzir a ansiedade do paciente previamente à cirurgia.
Cuide da alimentação pré e pós cirurgia
Uma dieta equilibrada garante os nutrientes necessários ao cabelo e a todo seu corpo. Mantendo uma reserva de nutrientes pré cirurgia, seu organismo não será tão prejudicado com o estresse do procedimento.
Esperamos que tenha reduzido suas dúvidas sobre a relação entre anestesia e queda de cabelo. Se ainda tiver alguma dúvida, conte com nossa equipe para saná-la!.