Anestesia causa queda capilar?

A queda de cabelo pode ocorrer após a cirurgia, mas não é inerente à cirurgia plástica. Quer entender por que isso acontece? A anestesia causará queda de cabelo? Ou existe outra razão? Primeiro, você precisa entender como funciona o crescimento do cabelo. Quais fatores podem interferir no processo. Então, vamos analisar o impacto da cirurgia no corpo, o que leva a efeitos colaterais como a queda de cabelo. Por isso, encerramos com as técnicas de prevenção da queda de cabelo, permitindo que você se mantenha saudável, nutritivo e forte.

Fases de crescimento do cabelo

Você pode não perceber, mas seu cabelo não continuará a crescer. Na sua cabeça, há cabelos em diferentes estágios de crescimento e alguns estão caindo.

Proporcionalmente, para se ter uma ideia, 90% dos cabelos estão crescendo ativamente e 10% estão em repouso ou caindo.

Este é o processo natural de crescimento e queda do cabelo.

Porém, existem alguns fatores que podem interromper a evolução e acelerar a queda de cabelo. Uma é a perda de cabelo telógena, que faz com que o cabelo caia antes de crescer.

Existem duas razões principais para a queda de cabelo telógena:

Trauma ou choque: pode ser causado pela reação do corpo a agressões, cortes ou acidentes. O trauma faz com que o cabelo caia alguns meses depois de ocorrer;

Distúrbios de saúde: doenças, condições de estresse crônico e uso de certos medicamentos.

A cirurgia envolve ambas as condições.

Incisões e suturas e o uso de drogas causam traumas no corpo. Também tem anestesia, vai causar queda de cabelo?

Por que pode haver queda de cabelo após uma anestesia?

O estresse é a principal razão para estimular a perda de cabelo durante o telógeno.

Ao serem submetidos à cirurgia, os pacientes naturalmente apresentam ansiedade, preocupações e consequências físicas e mentais. Mesmo na operação mais simples, a anestesia local é usada até que uma grande intervenção seja realizada, e o estresse psicológico pode ser uma das causas da queda de cabelo.

Porém, devido às reações endócrinas e metabólicas do trauma causado pela cirurgia, também existem as pressões cirúrgicas. Isso é inerente a qualquer cirurgia.

A anestesia tem o efeito de suprimir ao máximo essa pressão, mas é difícil eliminá-la em 100%. Portanto, a queda de cabelo associada à cirurgia é causada por estresse psicológico e / ou cirúrgico. A anestesia não causa queda de cabelo!

O que fazer para evitar

Faça uma avaliação

Antes do procedimento cirúrgico, verifique como está a saúde do seu cabelo. Faça exames que verifiquem os níveis de vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Os cabelos precisam de nutrientes como qualquer outra parte do corpo.

Controle o estresse!

Busque atividades que auxiliem no prazer e relaxamento. Atividade física e até mesmo meditação podem ser benéficas nesse sentido. A consulta de avaliação pré anestésica tem como objetivo reduzir a ansiedade do paciente previamente à cirurgia.

Cuide da alimentação pré e pós cirurgia

Uma dieta equilibrada garante os nutrientes necessários ao cabelo e a todo seu corpo. Mantendo uma reserva de nutrientes pré cirurgia, seu organismo não será tão prejudicado com o estresse do procedimento.

Esperamos que tenha reduzido suas dúvidas sobre a relação entre anestesia e queda de cabelo. Se ainda tiver alguma dúvida, conte com nossa equipe para saná-la!.